A melhor segunda feira da minha vida

5 fev

“Vocês sabem que vocês estão na França, certo?”

Desconcertada, respondi: “Claro, a gente apenas esqueceu de trocar o dinheiro. Mas vocês aceitam cartão, né?”

Passamos pela bilheteria nervosos, mas assim que entramos explodimos em gargalhada. Vocês sabem onde estão? hahhahahaha É claro que a gente sabe onde tá, a gente tá na França, mas o lago é o mesmo, a língua é a mesma, a gente só viajou uma hora para chegar aqui. Ou não, a gente poderia estar em um universo paralelo em que a gente viaja 1 hora e leva uma bronca por não ter trocado o dinheiro. Dinheiro de gringo é tudo igual, euro ou franco suíço, tanto faz.

Mas a gente não se cansou de fazer piadas com a mulher. Será que nós tínhamos voltado para a escola e ela era a diretora dando bronca por termos chegado atrasados? Dentro do jardim, parecia que a até as plantas riam com a gente. Éramos dois adolescentes, rindo e fazendo graça em um lugar onde as pessoas iam para meditar. Do que mesmo elas estavam tirando o seu pensamento? Satisfeitos após ver o Jardim dos 5 sentidos e frustrados depois de descobrir que o castelo não era aberto a visitação, voltamos para o centro. Era uma vila de vielas estreitas e casario da Idade Média. Dava para ver antigos porões nas casas. Há 600 anos poderia ser coberta por esgoto a céu aberto e bobos da corte, mas hoje era repleta de lojinhas vendendo bugigangas para turistas, uma simpática igrejinha, um parque e o lago que cerca toda a região.

Resolvemos parar para almoçar e não sabíamos o que comer, nem onde comer. Sentei na primeira mesa de restaurante na calçada em que vi. “Será que não é muito caro?” Perguntou meu companheiro de viagem. “Dane-se. É meu primeiro dia com 23 anos. Primeiro dia de uma nova idade. É mais importante que o primeiro dia do ano, sabia?”.

Depois de um tempo o garçom apareceu e trouxe o menu. Sabia exatamente o que iria pedir. Os tais filets de fera do lago Leman. Todos os dias quando saía do metrô eu passava na frente de um restaurante com uma placa anunciando os filets de fera do lago Leman. Nunca nem pensei em entrar. Talvez porque estivesse com pressa, talvez porque estava sozinha, talvez porque acharia o preço um absurdo. Como era caro comer fora na Suíça. Como era caro fazer qualquer coisa na Suíça. Mas não naquele dia. Naquele dia tinha que ser filets de fera do Leman. Não que eu soubesse exatamente o que seria fera. Suspeitava que era um peixe, pela referencia direta ao lago. Mas fera era o que eu queria comer, era o que eu queria ser.

Logo depois um outro garçom se aproximou dizendo em um péssimo inglês que a mesa era apenas para clientes do restaurante. No que respondi prontamente que eu gostaria de ser uma cliente do restaurante, contanto que ele anotasse meu pedido, oras. Fera ferida. Acho que nós estávamos nos sentindo dois adolescentes e nós estávamos parecendo dois adolescentes fazendo arte. O prato veio e a comida estava perfeita. Até hoje posso sentir aquele peixe frito na manteiga com limão, as batatas sauté, a salada verde com molho. Ou era isso, ou era a fome. Deve ter sido um dos melhores almoços da minha vida.

No dia anterior eu nem sabia ao certo se iria. Cheguei a noite e procurei informações sobre como ir até lá. Eu iria sozinha, mas vi que o companheiro de viagem estava online. Acho que nunca tive tantas desavenças com uma pessoa só em tão pouco tempo. E olha que tenho muitas desavenças. Ele era chato, inseguro, bobão, babaca. Mas, no fundo, era uma boa pessoa e não sei porque a gente ainda se falava. Resolvi convidar, mas achava que ele nunca iria topar. Disse que queria fazer o caminho mais longo e caro, que seria todo ele de barco (a outra alternativa era pegar um trem e um barco, que por incrível que pareça era mais barato e curto). Eu queria ver o quanto eu pudesse do lago Leman. E o que importava era mesmo o caminho. Mesmo assim ele aceitou. E naquele dia a gente concordou em tudo.

O dia não passou, o dia voou. Tiramos mais fotos, caminhamos um pouco e logo estava na hora da viagem de volta. Yvoire, a cidadela medieval, e meus 23 anos. A melhor segunda feira da minha vida.

IMG_1166

IMG_1116

IMG_1164

Deixe um comentário

